Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

06 julho 2010

Engolindo Sapos


O advogado Valmor Santos Giavarina, ex-prefeito de Apucarana, deputado estadual e federal, falecido em fevereiro de 2005, disse uma frase célebre: “política é a arte de engolir sapos”. Isto pela obrigação de conviver com desafetos em busca da conveniência do momento político.

A máxima de Giavarina é aplicada de forma clara na campanha de 2010. Afinal de contas, desafetos históricos, especialmente em Apucarana, terão que conviver de forma harmoniosa até outubro. PP e DEM terão que conviver com o PSDB. PMDB com o PT.

O pobre eleitor entra em parafuso, pois num passado não muito distante – dois anos – estes grupos se enfrentaram na campanha para prefeito. Claro que o momento é outro, pois estão em disputa os cargos de Presidente da República, Governador do Estado, Senador, deputados federal e estadual.

Esta é a arte de se fazer política em busca de interesses homogêneos, mesmo com ideologias heterogêneas.

De toda a forma, a campanha deste ano promete ser bastante interessante, pois este antagonismo ideológico terá que convergir aos interesses da aliança político-partidário. Quem ganha com esta salada anfíbia é o eleitor, que terá a oportunidade de avaliar as propostas e definir para o futuro da administração da Nação e do Estado, bem como escolher seus representantes no Parlamento.

O repórter-fotográfico Roberto Brasiliano, com quem tive o prazer de trabalhar na Tribuna do Norte, diz em seu comentário que as perninhas do sapo podem ficar para fora. Esta é uma vantagem, pois antes de digerir o anfíbio é possível puxá-lo de volta e jogar na lagoa.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Roberto Brasiliano reporter-fotográfico de Londrina, ex-tribuna, diz: Política é a arte de engolir sapos, só de vez em quando o sapo fica entalado na goela com as perninhas abertas...

11:31  

Postar um comentário

<< Home