Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

30 junho 2010

Votos órfãos

As eleições de outubro serão de fundamental importância para a renovação do Poder Legislativo do Paraná, desde a implantação do atual sistema de votação. Essa será a sétima eleição parlamentar geral desde o final do regime militar.

Com a chamada campanha do “Voto Limpo” e após o escândalo do desvio de dinheiro da Assembléia Legislativa, onde mais de um milhão de reais desapareceram dos cofres públicos sem que os componentes da mesa executiva tivessem conhecimento, é provável uma renovação em torno de 50 por cento dos atuais quadros.

Levando em consideração outros fatos políticos registrados ao longo da atual legislatura – cassações, desistências e renúncia – pelo menos 500 mil votos estão órfãos e a procura de candidatos para abrigá-los a partir de 2011.

É nesta situação de orfandade absoluta, que os candidatos devem atuar e conquistar a confiança do eleitorado a partir de amanhã, quando efetivamente começa a campanha rumo à Assembléia Legislativa do Paraná.

A campanha, com certeza, estará centrada aos candidatos ao Palácio das Araucárias, onde a visibilidade é maior. Os pretendentes ao Poder Legislativo caminharão com suas próprias pernas, pois são disputas distintas. Quem tem nome memorizado pelo eleitorado leva vantagem sobre os “franco-atiradores” e sobre aqueles envolvidos nos escândalos registrados nos últimos tempos.

Agora é a hora da verdade. A sorte está lançada.