Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

30 junho 2010

Revolução silenciosa

Tenho comigo que as transformações sociais começam pela participação da população. Na maioria das vezes, movimentos sociais levam ao derramamento de sangue, pois governos despóticos não aceitam o diálogo e partem para enfrentamento.

No Brasil, a mais recente revolução foi a da “Diretas, Já!”, levando ao fim dos governos militares e início do atual processo democrático. Aquele movimento começou silencioso e ganhou as ruas, aglutinando milhões de pessoas por todo o País. Foi um movimento social altivo e inimaginável, pois sempre se falou que o brasileiro acomodado.

Outras ações populares foram desencadeadas, também de forma silenciosa, mas que chegaram ao Congresso Nacional, obrigando os parlamentares a aprovar propostas consideradas inovadoras, de significativa importância à população.

A mais recente delas é a chamada “Ficha Limpa”, voltada a impedir a candidatura de políticos com processos judiciais transitado em julgado. A proposta nasceu da iniciativa popular, obrigando o Parlamento a votar e levando ao Judiciário Eleitoral a fazer valer já para o pleito de outubro.

Sobre este assunto, sugiro a leitura do artigo da professora Lourdes Sola, da Universidade de São Paulo, doutora pela Universidade de Oxford.