Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

25 junho 2010

Bola ou Balim


O jogo está para ser decidido e a última bola será arremessada. Dois pontos serão suficientes para vencer a partida e mais uma medalha ser levada para casa. O parceiro pede para jogar a ponto. Os torcedores cochicham que é melhor bater por cima do balim.

O jogador deixa a bola no chão, observa a posição das bolas no fundo do campo, troca um olhar com o filho e decide: é bola ou balim. No momento de decisão tem que ir pelo instinto e na mente se desenham os muitos momentos difíceis, não no jogo, mas na vida.

Sem tomar distância, pés firmes no chão, braço retesado e o arremesso. A bola voa por alguns metros, por sobre o balim bate certeira entre as duas bolas do adversário. Eram precisos dois pontos, mas a jogada de mestre, sem muita força, permite seis pontos. Vitória maiúscula e o prêmio merecido. Torcedores invadem o campo, abraçam os vencedores e cumprimentam os derrotados.

Os momentos maiores se passaram e as dificuldades chegaram. Mas, mesmo assim, há a vontade de jogar. A idade avançada não é obstáculo para mais uma partida, mas se não vai na força, vai no jeito.

Desce as escadas de acesso ao campo de forma lenta, olhar altivo e um leve sorriso nos lábios, lembrando as vitórias e as derrotas.

Ao entrar no salão, cumprimenta os conhecidos e vai para o local de jogos. Relembra que comprou os pranchões para construir as duas canchas, tinta para a pintura. Ajudou a construir um local agradável para as pessoas se divertirem.

Uma surpresa, porém, o aguardava. Alguém chega e diz categórico: você não pode jogar aqui, porque está devendo a mensalidade. Só sócios podem jogar.

Duas lágrimas rolaram dos olhos, uma dor profunda no peito ao ser impedido de jogar, quem sabe, uma última partida de bocha.

Com as pernas tremulas, subiu a escada, ganhou a rua e não olhou para trás.

Hoje, abre as portas do armário e lá encontra dezenas de troféus e medalhas conquistados naquele mesmo local, onde foi proibido de jogar porque está velho e não tem dinheiro para pagar a mensalidade.