Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

08 julho 2010

Vale do Ivaí no Governo


A ascensão de Orlando Pessuti ao Governo do Paraná deve estar dando um trabalhão danado ao pessoal da limpeza do Palácio das Araucárias. É que os pés-vermelhos estão ocupando secretarias, departamento e diretorias da administração estadual em número jamais visto na história deste paranazão. Por onde eles passam, deixam um rastro de poeira vermelha, que impregna o ambiente.

O governador Orlando Pessuti, nascido em Califórnia, mas com vida política concretizada em Ivaiporã, apesar do tempo que reside em Curitiba, é pé-vermelhaço. Junto a ele está o secretário-chefe de gabinete, André Pegorer, é de Apucarana. Tem ainda o Jânio Dalla Costa na Codapar, que também é de Apucarana. Ontem foi nomeado o tenente-coronel Antônio Aurélio Alves Chaves da Conceição como Chefe da Casa Militar. O oficial é nascido em Ivaiporã, com grande parte da carreira passada no 10º Batalhão, de Apucarana. Não se pode esquecer do João Feio, na diretoria da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.

Numa tacada só, pode-se dizer que o Vale do Ivaí tem expressiva representação no staff do Governador Orlando Pessuti. Mas tem gente de outras regiões do Estado - Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Toledo, Cascavel, Francisco Beltrão, entre outras cidades - ocupando cargos importantes no Governo do Paraná.

Sem medo de errar, pode-se dizer que nos últimos 20 anos esta é a primeira vez que o interior do Paraná tem forte representação na estrutura administrativa do governo paranaense.

Esta passagem de Pessuti pelo Governo do Paraná deverá ser marcante, pois ele vai governar para os paranaenses, tendo ao seu lado uma legião de amigos, com as mesmas intensões. É com o apoio da família, principalmente da esposa, Regina Pessuti, que ele vai ficar gravado na história por um governo de curto período, mas bastante eficiente em feitos e conquistas.