Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

27 setembro 2010

Desenvolvimento

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro divulgou hoje o índice 2007 de Desenvolvimento dos Municípios. Especificamente sobre Apucarana os dados são importantes, principalmente quanto a dois tópicos - saúde e educação. Deixa a desejar o índice referente a emprego e renda (0,6617%), pois encontra-se bem abaixo do estadual (0,8427%).

No Paraná, Apucarana está na oitava posição, atrás de Curitiba, Londrina, Maringá, São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária e Telêmaco Borba.

O índice referente à saúde - 0,9505% - é reflexo do trabalho proposto e executado nos últimos anos, iniciado na administração Valter Pegorer e mantido por João Carlos de Oliveira. Na relação com o Estado - 0,8762% - Apucarana é um exemplo a ser seguido por outras administrações municipais. No tocante à educação - 0,8417% - contra 0,7544% do Estado - isto se dá em função da educação em tempo integral e também à implantação de novos cursos superiores nas instituições aqui instaladas.

No comparativo 2000-2007, houve um crescimento de 17,2%, saltando de 0,6981% para 0,8180. O resultado somente não é mais amplo em razão do índice relativo ao emprego e renda, pois apesar da cidade ser nominada "Capital do Boné", os salários pagos pela indústria boneleira são superiores pouco mais que o mínimo nacional.

Mas, de uma forma geral, os dados da Firjan são significativos e mostram que Apucarana continua sua caminhada de desenvolvimento, com políticas públicas que atendem às necessidades da população, desde a gestante, a criança, alcançando ainda a classe trabalhadora, com capacitação de mão-de-obra na Escola da Oportunidade.

A análise mais aprofundada das planilhas pode ser realizada diretamente no site da Firjan, abrindo as demais páginas disponíveis.