Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

25 setembro 2010

Penitenciária

Voltou a ser debatida em Apucarana a implantação de uma penitenciária estadual. A necessidade de melhorar o sistema prisional no Estado encontra na cidade uma repulsa de difícil compreensão, não da sociedade como um todo, mas de um segmento: a imprensa.

Este filme já passou uma vez e agora é refilmado, mantendo o diretor e trocando alguns protagonistas, obrigados a repetir as mesmas falas, mesmo passados nove anos da primeira versão. Não há atualização dos fatos, o que não empolga os espectadores.

Pelas condições atuais do sistema prisional regional, é fundamental a implantação de uma penitenciária, como forma de reduzir o número de presos recolhidos nas cadeias públicas. Os presídios mantidos pelo Governo do Estado estão lotados e outros precisam ser erguidos para abrigar os condenados, como determina a Lei das Execuções Penais.

Apucarana, por ser sede de uma subdivisão da Polícia Civil, de um batalhão da Polícia Militar, em breve de um grupamento de Bombeiros, ter ainda judiciário Estadual e Federal, se credencia para receber uma penitenciária, quem sabe industrial, como Guarapuava e Ponta Grossa.

As discussões em torno do assunto prometem ser acirradas. O jornal Tribuna do Norte tem recebido comentários e opiniões diversas sobre a implantação da unidade prisional. Há uma tendência favorável à proposta da Secretaria de Segurança Pública. Sugiro a leitura do comentário da leitora "Maria", que com inteligência trata da importância da penitenciária, não apenas no contexto segurança, mas na aplicação correta dos recursos federais.