Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

20 agosto 2010

Elite

Continua causando comentários o vídeo amador, onde o presidente Lula é interpelado por um adolescente, cobrando a liberação de complexos esportivos do Rio de Janeiro para as camadas mais pobres da capital carioca. Em determinado momento, o adolescente diz ao presidente da República que gosta de tênis. Para Lula, tênis é esporte da elite e não de pobres.

É mais uma resposta discriminatória e parte de quem afirma, com todas as letras, que "nunca na história deste País houve tanta inclusão social".

Este vídeo de me fez lembrar de uma visita ao Jardim Ponta Grossa, periferia de Apucarana, durante a inauguração de uma quadra esportiva. Observando a movimentação de autoridades estava um menino mirrado, de olhar triste. Perguntei qual esporte gostava de praticar e ele, de imediato, respondeu: "tênis".

Com certeza um sonho inatingível, pois não existem políticas públicas que garantem oportunidade a jovens carentes de praticar os esportes mais elitizados, como é o caso do tênis. Hoje as atenções se voltam apenas aos chamados esportes olímpicos e que ganham mais espaço na mídia.

Crianças, como aquele menino do Jardim Ponta Grossa, dificilmente conseguirão entrar numa quadra de tênis, pois não há interesse dos governantes em firmar convênios com clubes para oferecer as denominadas clínicas e selecionar talentos, mesmo nascidos nas camadas mais pobres da sociedade.