Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

11 agosto 2010

Um

Nos últimos tempos, tenho lido e ouvido que é possível a eleição de dois deputados estaduais e um federal com o colégio eleitoral de Apucarana.

Quem prega esta situação é um desavisado, com interesse único de manter o status quo do município, que não tem representantes no Legislativo estadual e federal há muito tempo.

Tomando por base o número de eleitores cadastrados no município – 90.112 – apenas um candidato terá condições de se eleger e mesmo assim precisará angariar votos em outros municípios. É fato que em cada eleição, tem-se pelo menos 15% de abstenção e votos nulos e brancos. Assim sendo, é provável que em Apucarana pouco mais de 76 mil eleitores comparecerão aos locais de votações na eleição de outubro.

Na divisão matemática, cada candidato (segundo a deturpada visão dos analistas) deverá fazer 38 mil votos.

Pergunta-se: com 38 mil votos algum candidato poderá se eleger? Por óbvio que não.

Desta forma, é fundamental que o eleitor apucaranense centralize seu voto em um único candidato, com potencial de alcançar uma cadeira na Assembléia Legislativa.

Somente Valter Pegorer tem as condições de ser eleito deputado estadual por Apucarana. Para ser eleito, porém, terá que alcançar uma votação superior a 45 mil votos somente no município e outros 10 mil em outras regiões do Estado.

Diante deste quadro, é importante votar de forma consciente, inclusive quanto à não escolha de candidatos para quedistas, que somente aparecem em Apucarana em tempos de eleição.