Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

16 agosto 2010

Intolerância

Três clubes estão brigando para subir à primeira divisão do futebol paranaense em 2011: Foz do Iguaçu, Roma Apucarana e Arapongas. Com méritos, as três agremiações chegaram à última rodada, a ser disputada no domingo, com chances iguais. Roma x Foz e Arapongas x São José são os jogos que decidem as duas vagas.

Vitórias de Roma e Arapongas garantem os dois clubes rivais na elite do futebol estadual de 2011.

Mas na leitura de comentários disponibilizados no www.tnnews.com.br, me chama a atenção a troca de farpas entre os torcedores dos dois clubes. Há, pela minha ótica, um alto grau de intolerância entre os rivais, como se não houvesse possibilidade de respeito entre as pessoas.

O que leio hoje me remete à década de 1960, quando de memoráveis jogos, tanto no Estádio Bom Jesus da Lapa como no Gigante de Madeira, na Avenida Maracanã, onde hoje está instalada a unidade do Sesi. Não raro, jogos nas duas cidades terminavam em pancadaria dentro do gramado e nas arquibancadas. Passados 50 anos, ainda há um acirramento de ânimos, que em nada acrescentará à beleza do futebol.

Caso subam os dois (o que é bastante provável), o Norte do Paraná voltará a ter representantes na elite do futebol paranaense de 2011, causando inveja a Londrina e Maringá. Araponguenses e apucaranenses deveriam se orgulhar de seus times e não plantar, através da Internet, animosidade e rancor.