Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

20 agosto 2010

Trânsito

Recentemente, escrevi sobre o caos que é o trânsito de Apucarana, principalmente nos horários de pico. Sustento que a topografia da cidade e a falta de planejamento, quando da criação da cidade, aliados ao crescimento da frota, contribuem para esta situação.

Outro dado também é preciso ser levantado e tem como base de análise as ocorrências atendidas apenas pelo Corpo de Bombeiros de Apucarana, já que os dados do Siate não são disponibilizados à imprensa, o que acho uma besteira.

Pois bem. No ano passado, o Corpo de Bombeiros atendeu a 836 ocorrências de trânsito. Já em 2010, até a data de ontem (18), foram 618 atendimentos.

Dois períodos são de maiores incidências de ocorrências: 07h00 às 09h59; e 17h00 às 19h59.

No ano passado, no primeiro horário, foram 106 acidentes, sendo que 39 envolveram carros e motos e sete atropelamentos. No segundo horário, 209 ocorrências, com 65 acidentes entre carros e motos; e 27 atropelamentos.

Em 2010, faltando pouco mais de quatro meses para o encerramento do ano, foram registrados 68 atendimentos no primeiro horário, com 27 acidentes entre carros e motos; e sete atropelamentos. No segundo horário pesquisado, 147 ocorrências, 52 colisões envolvendo carros e motos e 16 atropelamentos.

Os dois horários são de intensa movimentação de pessoas e veículos, seguindo e retornando de locais de trabalho. No primeiro horário, as pessoas estão mais relaxadas e, portanto, desconcentradas. No segundo, o estresse é evidente e o cansaço contribui para a ocorrência de acidentes.

Não resta dúvida que a infra-estrutura urbana, defasada em relação ao crescimento da cidade, contribui para este estado de coisas. A cidade cresce e com ela os problemas do cotidiano.