Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

10 agosto 2010

Registro

O que era esperado aconteceu: Valter Pegorer, ex-prefeito de Apucarana, teve seu registro para disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa homologado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Os juizes votaram de forma unânime, não deixando qualquer margem de dúvida quanto à conduta pretérita do candidato.
Momentos depois da informação chegar a Apucarana, era possível ver o desânimo daqueles que torceram ao máximo para a denuncia contra Pegorer ser acatada pelos juízes eleitorais e o registro ser indeferido. O interessante é que os contrários à candidatura do ex-prefeito estiveram com ele ao longo dos últimos oito anos, inclusive ocupando cargos importantes na assessoria executiva, recebendo polpudos salários.
Ainda hoje, ouvi do vereador Marcos Antônio Martins, o Marquinho do Bicho, a seguinte frase: "Ainda tem recurso e Deus vai fazer justiça". Ou seja, acredita ele que no TSE o julgamento do tribunal paranaense será alterado.
Claro que recorrer da decisão de primeira instância é um direito liquido e certo. Entretanto, é fundamental, lembra o advogado Nilso Paulo da Silva, levar em conta que todos os juízes votaram favoráveis ao registro da candidatura. Ao mesmo tempo, parecer do Ministério Público Eleitoral era pela concessão do registro. Vê-se, portanto, que a denúncia era inócua e teve como cunho único tumultuar a campanha de Pegorer.
Passado este período de apreensão, Valter Pegorer continuará a campanha de forma ainda mais tranquila e serena, como vem fazendo, recendo apoios importantes em várias cidades do Paraná.