Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

11 julho 2010

Bom moço

O jogador Kaká é considerado um dos principais investimentos do mundo publicitário, com uma conduta exemplar dentro e fora dos gramados. E esta imagem lhe rende dividendos, algo em torno de US$ 25 milhões até o final do ano. Há, ainda, o salário pago pelo Real Madri, no montante de R$ 21 milhões líquidos ao ano.

A conduta de Kaká chega a ser criticada, principalmente pela sua ligação com a Igreja Renascer. Além disso, ele não é figura presente nas colunas sociais e raramente se envolve em polêmicas, preferindo as relações familiares e as amizades construídas ao longo da carreira.

Desde o início da carreira, no São Paulo Futebol Clube e mesmo com a transferência milionária Milan e agora no Real Madri, sempre foi discreto, longe dos holofotes da grande imprensa.

É, sem dúvida, um exemplo a ser seguido por jovens talentos do futebol brasileiro, muitos saídos da periferia pobre e hoje guindados ao altar da fama. O dinheiro fácil e os "amigos" surgidos do nada podem destruir carreiras promissoras. O caso mais recente é do goleiro Bruno, do Flamengo. Basta ler o que vem sendo publicado sobre os antecedentes dos amigos do jogador. São pessoas com vida conturbada, que encontraram na fama e no dinheiro do goleiro um porto seguro.

Diferente de Kaká, só para citar um exemplo. Milhares de outros jogadores, com certeza, têm a mesma conduta do craque, mas sem o mesmo alarde do ex-sãopaulino. O futebol não pode ser crucificado pelas ações como a praticada por Bruno e sua turma.