Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

05 setembro 2010

Dinheiro

Segurança, educação, saúde e emprego são os principais assuntos apresentados pelos candidatos ao governo do Paraná. São questões importantes, ou seja, as preocupações maiores da sociedade. Os candidatos falam o que o povo quer ouvir.

Mas aí surge uma pergunta: haverá dinheiro para tudo isso? Pois é. Das questões apresentadas, duas são de responsabilidade do governo estadual - Segurança e Educação. A saúde, no atendimento primário, é do município. Já o emprego, da iniciativa privada.

Óbvio que a deverá ter a participação do governo estadual nestas duas e para aquelas os investimentos serão grandes para atender às necessidades da população. Para melhorar a segurança pública, o governo estadual terá que contratar mais policiais (civis e militares) e isto demanda orçamento, ou seja, dinheiro. O mesmo ocorre com a educação, com acréscimo de professores e pessoal administrativo. Nestes dois setores, tem-se que atender os limites constitucionais de despesa com pessoal.

Na saúde, na fase primária, os municípios recebem recursos, em parcela maior, do Governo Federal. A má gestão pública municipal deixa o contribuinte abandonado e não adianta buscar socorro no governo estadual, pois este não tem responsabilidade se não houver o encaminhamento.

Para o emprego, o Governo do Estado pode oferecer benefícios fiscais, mas respeitando a legislação vigente. A Lei de Responsabilidade Fiscal, por exemplo, impede ao Estado abrir mão de tributos, sob pena do administrador ser punido, até mesmo com a perda do cargo.

Portanto, em tempo de campanha eleitoral os candidatos fazem as mais diversas promessas, mesmo sabendo ser impossível cumpri-las.