Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

18 junho 2010

Na Mira da Justiça


O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Heinz Georg Herwig, vai responder a processo no Superior Tribunal de Justiça, após recebimento de denuncia do Ministério Público Federal. Ele é denunciado pela prática de peculato por operações fraudulentas de negociação de crédito tributário no esquema conhecido como Copel/Olvepar.


Conforme notícia publicada no portal paranaonline, “Heinz Herwig, na gestão Jaime Lerner, teria reconhecido créditos tributários da empresa Olvepar, que estava falida. A empresa teria feito operações de exportação de farelo de soja e óleo de soja entre 1989 e 1996.


Depois a Olvepar ingressou com ação contra o Paraná por entender que o tributo não era devido. A ação pedia a devolução de R$ 65 milhões. Em 2002, depois da Justiça negar o pedido, e a Olvepar entrar em processo de concordata, a empresa pediu ao então secretário da Fazenda, Ingo Hubert, autorização para os créditos serem transferidos para terceiros.


Hubert enviou consulta ao conselheiro do TCE sobre a legalidade do pedido, que respondeu favorável. O secretário deferiu o pedido da Olvepar. Com a autorização do governo, a empresa vendeu os créditos para a Copel por R$ 39 milhões.


O total teria sido pago pela estatal em cheques nominais endossados pela massa falida da Olvepar e entregues a terceiros. O STJ rejeitou denúncia por formação de quadrilha contra Heinz e Lerner. Se condenado, o conselheiro corre o risco de perder cargo na corte”.


Além desta nebulosa ação no TCE, o conselheiro é um dos principais articuladores da campanha de Beto Richa ao Governo do Paraná. O papel de Heinz Georg Herwig é atuar junto a empreiteiros, empresariado e afins. Numa tradução bastante simples, cabe a ele arrumar dinheiro e estrutura de logística para o ex-prefeito de Curitiba ao longo da campanha.


Por falar em logística, já começam a circular pelo interior do Paraná veículos com placa de Curitiba e ostentando uma propaganda subliminar de Beto Richa. Em Apucarana, o vereador Alcides Ramos já circula com uma Parati, placas ASO 3948, de Curitiba. Ramos será coordenador da campanha de Richa em Apucarana e Vale do Ivaí.