Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

10 junho 2010

No Momento Certo

Tenho lido e ouvido comentários mais diversos sobre a mobilização popular encetada pela seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil, com apoio da Rede Paranaense de Comunicação, com o tema “O Paraná que Queremos”.

Para os críticos do movimento o resultado foi pífio, com poucas pessoas aceitando o convite para os locais de concentração – Londrina, Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá, Cascavel, Paranavaí, Guarapuava e Ponta Grossa. Eram esperados milhões de paranaenses, mas estes chegaram a milhares.

Isto, porém, pouco importa, pois a onda que cobra moralização na política paranaense já está em movimento. Em todos os rincões do Estado, as pessoas não escondem sua surpresa e descontentamento com as ações de seus representantes no parlamento, que contribuíram para o maior escândalo da história, a partir do desvio de milhões de reais dos cofres da Assembléia Legislativa.

Esta onda não vem fazendo barulho, mas no momento certo, mais precisamente quando das eleições de outubro, irá estourar na praia e varrer dos gabinetes da Assembléia Legislativa os corruptos e malversadores do dinheiro público.

O eleitor paranaense pode não ter comparecido em número expressivo nos locais de concentração, mas está consciente do momento crucial para a mudança.

Este momento me faz lembrar a campanha política para prefeito de Apucarana em 2008, quando as pesquisas contratadas pelo jornal Tribuna do Norte davam esmagadora vantagem a Carlos Alberto Gebrin Preto sobre João Carlos de Oliveira. Havia, contudo, uma margem significativa de eleitores indecisos, mas que na verdade sabiam em quem votar e não se manifestaram. No momento certo, porém, foram às urnas e escolheram quem era o melhor para administrar a cidade.

Assim será, com certeza, nas eleições de outubro deste ano.