Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

10 setembro 2010

Realidade

Analistas políticos entendem que o crescimento de Osmar Dias nas intenções de voto da pesquisa do Ibope, divulgada pela Rede Paranaense de Televisão, se deve ao efeito Lula, ou seja, da presença do Presidente da República nos programas de rádio e TV.


Beto tinha 50% e caiu para 47%. Osmar Dias subiu de 34% para 38%. A diferença, que chegou a 16 pontos, caiu para nove.


Este pode ser um dos pontos de referência, mas no meu entendimento dá-se, também, pelas exeqüíveis propostas de governo apresentadas pelo candidato. O eleitor está tendo tempo suficiente para analisar o que é possível de ser realizado pelo governante. O senador trouxe ao rádio e à TV, nos últimos dias, um programa de governo que atende às necessidades dos paranaenses, principalmente aos do interior.


Beto Richa, não se sabe por quais razões, perdeu o foco ao longo do programa eleitoral, mostrando um ar de “já ganhou” e isto foi notado de forma clara pelo eleitorado. Richa também errou ao comparar o trabalho realizado na capital e o que pretende fazer no interior. São realidades e necessidades distintas.


Também há o choque de realidade. Beto Richa se apresentava ao interior do Paraná como o melhor prefeito da história de Curitiba, graças à imprensa amestrada, paga pelos cofres públicos. Hoje o cidadão vê que a capital vive o caos, com problemas de tráfego, transporte coletivo, saúde, segurança e saneamento básico. As grandes obras anunciadas não foram concluídas e o curitibano sofre pelo descalabro administrativo deixado pelo ex-prefeito.

Richa também mostrou descontrole, ao afirmar que os professores são “laranjas podres” e precisam ser eliminados. Quem paga caro por enfrentar a turma do magistério estadual é Álvaro Dias. O mesmo acontece agora com o ex-prefeito de Curitiba.


Já Osmar Dias é mais cordado, apesar da cara de “Urtigão”, abrindo diálogo com os servidores públicos estaduais. É conversando que se conhece a realidade de cada segmento e o senador vem fazendo isso há vários dias, conquistando seu espaço e apresentando propostas concretas.

Os números estão aí para mostrar a realidade.