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Local: Apucarana, Paraná, Brazil

04 maio 2010

Arrecadação sem obras

A distância entre Londrina e Maringá é de 104 quilômetros. Somente em pedágio, em sentido único, o proprietário de carro paga R$ 10,60 e de caminhão, R$ 27, trafegando pelas rodovias BR 376 (Maringá-Mandaguari); PR 444 (Mandanguari-Arapongas) e BR 369 (Arapongas-Londrina).

Quantos quilômetros de duplicação a concessionária Viapar executou nestas três rodovias? Nenhum, porque a empresa já pegou os três trechos prontos. Desde a implantação do pedágio no Paraná, a Viapar somente arrecadou os valores da tarifa entre as duas cidades, não executando obras de ampliação e duplicação. O maior volume de trabalho se concentra na roçagem das margens das rodovias. As chamadas obras de restauração deixam as pistas cheias de ondulações, prejudicando a trafegabilidade.

Quando se realiza uma pesquisa no site da empresa (www.viapar.com.br) são informadas obras na região de Maringá, Paranavaí e Campo Mourão. O usuário das rodovias entre Londrina e Maringá tem pago para a Viapar executar obras em outros trechos.

Agora recomeçaram as discussões sobre a hipótese de baixar o valor da tarifa de pedágio no Paraná. É um possibilidade remota de isso acontecer, pois as empresas não querem abrir mão dos volumosos recursos auferidos nas praças de pedágio.

As empresas sinalizam com a possibilidade de baixar as tarifas, desde que não tenham que realizar obras, além de estender os atuais contratos por mais 20 anos.

Será uma briga dura entre o governador Pessuti e os empresários do setor. Espera-se que o usuário leve vantagem ao final das negociações.