Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

02 maio 2010

Demagogia Eleitoral

"Época de campanha eleitoral é propícia à demagogia".

A frase acima é de Fernando Henrique Cardoso, sociólogo e ex-presidente da República.

Há quem não goste de FHC e de seu governo, mas é preciso reconhecer que muitas das ações do Governo Lula foram iniciadas com FHC e sua turma. Não se pode desmerecer, também, que Lula e sua turma aprimoraram os programas sociais de FHC e apresentaram outros de importância para o País e para os brasileiros.

Mas a frase acima precisa ser trazida para o âmbito doméstico. Já escrevi e reafirmo que a discussão sobre a Univai, no momento atual, é demagogia eleitoral. A discussão sobre uma universidade no Vale do Ivaí remonta à década de 1980, quando José Richa era governador do Estado e também não vingou. Passados aproximadamente 30 anos, o assunto volta à tona, exatamente com as mesmas pessoas daquela época se portando como grandes idealizadores da proposta.

Algumas perguntas precisam ser feitas: Onde estavam estas pessoas nestes últimos 30 anos? Por que neste espaço de tempo - três décadas - não houve uma grande mobilização para a criação da Universidade do Vale do Ivaí? Por que este silêncio de décadas? Por que só agora, em época eleitoral, o assunto vem à tona?

Estão sendo consultadas lideranças políticas e estas afirmam serem favoráveis à instalação da Univaí. Seria extrema burrice se dissessem o contrário. Esta sim é uma demagogia eleitoral.

O governador Orlando Pessuti já afirmou que não fará a Universidade de uma canetada. Ele quer um estudo concreto sobre a viabilidade da implantação da instituição de ensino superior. Na própria Fecea a quem torça o nariz quando se toca neste assunto. Seus dirigentes sabem que não há estrutura física e de pessoal para abrigar uma universidade, defendendo um estudo técnico para viabilizar a proposta.

A Universidade é de fundamental importância para Apucarana e região. É inegável. Mas não da forma que o assunto está sendo tratado.

OBSERVAÇÃO: Em 1983, trabalhava como repórter no então Jornal do Norte e entrevistei José Richa, quando instalou o Governo em Apucarana. O encontro aconteceu na Acea e lá indaguei de Richa se ele implantaria a Universidade do Vale do Ivaí em Apucarana. O governador foi curto e grosso: "curso superior é de responsabilidade do Governo Federal e não do Estadual". Lógico que hoje os tempos são outros e o Estado tem competência para implantar a Univaí.