Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

01 maio 2010

Debater para crescer

É inegável que o debate sobre a implantação da Universidade do Vale do Ivaí, a partir da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana é importante. Em um primeiro momento, a idéia lançada tinha o cunho político de fazer o deputado Nelson Justus, presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, o pai da criança. Este roteiro de colocar um político à frente do negócio é manjado e o governador Orlando Pessuti pôs ordem na casa ao afirmar: "NÃO SE FAZ UMA UNIVERSIDADE DE UMA CANETADA".

Foi a palavra de ordem para organizar o assunto. Desta frase se tirou um novo rumo: é preciso debater a questão mais a fundo e fazer com que a sociedade de uma forma geral também participe.

Acima falei sobre Nelson Justus e aprofundo o raciocínio. Quando se afirmou que Justus iria apresentar o projeto de lei para a criação da Univai, o objetivo era meramente eleitoreiro. A idéia era, com a proposta da Univai, trazer o deputado a Apucarana e nas eleições de outubro fazê-lo um dos mais votados da cidade e região.

Uma outra pretensão existe por trás da Univai: evitar que candidatos locais possam obter votação suficiente para conseguir uma cadeira no parlamento estadual. O mais visado é Valter Pegorer, com enormes chances de ser deputado.

Felizmente o perspicaz Orlando Pessuti tratou de organizar o debate. Nelson Justus ficou pelo caminho, mergulhado na lama da corrupção que transborda da Assembléia Legislativa.