Nome:
Local: Apucarana, Paraná, Brazil

31 maio 2010

Escola e Sociedade

O jornal eletrônico da Tribuna do Norte traz um interessante fórum de debate, que merece uma análise mais aprofundada e, quem sabe, uma reportagem em série por parte do importante vespertino. Trata-se da violência na escola, a partir de um desencontro de informações sobre onde aconteceu uma troca de agressão entre professor e aluno.
Mas isto é uma questão de menos importância. Os vários comentários à notícia é que me chamaram a atenção. Pais, alunos e professores apresentam opiniões distintas, sem chegar a um consenso, o que é bastante interessante.
Há quem coloque a culpa nos pais, por não educarem seus filhos. Outros culpam os adolescentes por não terem limites e passam ao enfrentamento. Alguns culpam os professores pelo despreparo ao se confrontar com os alunos.
Não se pode deixar de colocar que a escola é um dos elos da corrente chamada sociedade. Vemos hoje uma fragmentação da sociedade, com grupos agindo de forma isolada: empresários, clubes de serviços, sindicatos, entre outros, administrando seu quinhão.
Não há um olhar sobre o coletivo e neste está uma juventude sem perspectivas. A escola oferece o saber e o jovem não sabe onde aplicá-lo. Ele - jovem - observa que não há portas abertas ao futuro e, a partir daí, nasce a revolta, o desentendimento, a agressividade, o consumo de drogas e a violência que leva à morte.
O debate sobre a geração presente precisa ser aprofundado e responsabilidades divididas, para que no futuro tenha-se pessoas preparadas a enfrentar desafios, mas sem violência.